top of page

Coram Deo & a Reforma Protestante

INSPIRAÇÃO E SONHOS DENTRO DA EDUCAÇÃO.

Em 1524, Martinho Lutero dirigiu-se ao conselho de todas as cidades da Alemanha com um apelo fervoroso: a criação de escolas cristãs para as crianças carentes e marginalizadas da época. Esse chamado marcou o início de uma transformação nas igrejas, que transcenderam suas paredes e abriram as portas para um novo capítulo, onde o evangelho se tornou a principal força transformadora. Desse movimento surgiram escolas com o propósito de alfabetizar e permitir o acesso às Escrituras Sagradas.

Nesse contexto, homens, mulheres, jovens e crianças entraram em um mundo repleto de conhecimento e senso crítico, impulsionados pelo desejo de aprendizado e compreensão.

 

À medida que as igrejas abraçaram essa visão, investiram em escolas e metodologias que fomentassem esse crescimento crítico. Escolas foram estabelecidas, seguidas por universidades que perduram até os dias atuais. Exemplos notáveis incluem a Academia de Genebra (1559) na Suíça, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (1952) no Brasil e a Universidade de Harvard (1636) nos Estados Unidos.

Estas são instituições confessionais que propagam a ciência sem esquecer do seu Criador. O ato de educar e instruir se transformam em um chamado. Esses objetivos tornaram-se tão fortes após o movimento de Lutero que a frase “ao lado de cada igreja, uma escola” se tornou uma tradição. 

Naquele tempo as igrejas se mobilizaram para transformar a realidade daquela sociedade. Essa mobilização transformou historicamente a estrutura política educacional, afirmando que o acesso à educação tinha que ser obrigatório para todas as crianças, não apenas para meninos, mas também para meninas.

A educação JAMAIS pode ser vista como mercadoria, mas como ferramenta e instrumento para aproximar a criatura do seu Criador. 

Cabe ressaltar que um dos lemas da reforma protestante é: “igreja reformada sempre reformando”. A ideia central dessa frase é que a reforma seja uma necessidade constante, que infelizmente parou de acontecer há muito tempo.

O motivo dessa ruptura foi devido ao fato de que muitos decidiram não transmitir essa verdade para as crianças, que se tornaram adultas e propagaram um esquecimento de nossas raízes, e responsabilidades como protestantes.

Nosso papel é levar o verdadeiro evangelho, pois sabemos que nEle encontramos os segredos de nossa existência, nossa identidade e até mesmo nosso propósito. A palavra de Deus, quando praticada, estudada e vivida sem distorções e manipulações, torna-se uma ferramenta de transformação para uma nação. ​

 

Inspirada nessa verdade e comprometimento, comecei a pesquisar sobre conteúdos educacionais cristãos e o resultado de toda oração e pesquisa, levaram-me a um despertar. Nasceu em mim o desejo de criar conteúdos educacionais nos quais a fé e a ciência se encontram. Nessa jornada comecei a perceber o quão rico e talentoso é o nosso povo e que somos capazes de produzir materiais com excelência, porque temos o dom, o talento e bebemos da fonte do Criador de todas as coisas. Tudo que precisamos entender como povo de Deus é que Sua palavra precisa ser priorizada em nossa nação.

Nesse cenário, Deus me chamou e confiou a responsabilidade de criar conteúdos fundamentados em Sua palavra, para a minha geração de pais e para a geração de meus filhos. Me convocando para criar junto a Ele, um projeto no qual os dons e talentos de Seu povo estejam focados, para atingir um objetivo: trazer o Seu reino ao nosso Brasil.​

 

Em meio ao caos da pandemia, em 2021, nasceu a Coram Deo, um projeto que busca harmonizar ciência e fé, com um compromisso que transcende interesses financeiros ou humanos. Esse projeto é motivado pelo IDE de Cristo, desejando pregar o evangelho de maneira inteligente, sincera e intencional.

Esse sonho não é recente; ele emergiu entre lágrimas, orações, lutas e uma determinação em face à realidade do nosso sistema educacional.

bottom of page